O RETORNO E A ARTICULAÇÃO DO PROGRAMA


Desde o caminho de volta a Santiago sabia que um momento importante seria o da sensibilização dos colegas para que aderissem ao Gestar, pois conhecendo a realidade deles, que inclui uma jornada de trabalho de 40h a 60h semanais normalmente divididas entre estado e município e, por vezes, escola particular, seria necessário muita boa vontade para fazer formação continuada nos poucos momentos de descanso; ou realmente conquistá-los e convencê-los de que seriam excelentes momentos de aprendizagem, reciclagem e reflexão.
Acreditando na idéia de que somos parte de uma Rede Integrada de Ensino, onde todos somos parte fundamental, precisaríamos também do apoio e da confiança da Coordenação Pedagógica e Direção das Escolas para o bom desenvolvimento do trabalho.
Tendo em mente todas estas questões, começamos a organizar o primeiro encontro.

O convite: obrigatoriamente deveria transmitir tudo que o foi descrito antes, por isso resolvemos personalizá-lo, enviando um convite com nome de cada professor regente das disciplinas de Português e Matemática das Escolas (mesmo daqueles que não haviam se inscrito para participar do Programa) e para a Equipe Diretiva também.
Português e Matemática – os convites iriam por escola e precisariam ter uma unidade de sentido. Um quebra cabeça! Com um chamamento sensibilizador (letras e figuras geométricas, claro!) e cada professor, pequena peça, formando um símbolo maior, sua escola e que se unindo as outras Escolas formam o Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar - GESTARII.




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